O que o corretor de imóveis pode aprender com o COVID-19?
Publicado em 18/03/2020

Pontos para refletir e ações para você aplicar na rotina e não parar as vendas!

Como está a sua presença digital?

Com a orientação para o isolamento social, as pessoas tendem a ficar em suas casas mais tempo. Consequentemente, também ficam mais conectadas, seja na busca de distração ou de informação. Falando em internet… como está a sua presença no ambiente digital?  É um produtor de conteúdo? Apresenta os seus produtos de forma criativa e atraente? Tem relevância para a sua rede de possíveis clientes?

Entregar conteúdo e apresentar de maneira relevante as oportunidades de negócio é uma forma de se posicionar na mente do seu cliente (ou possível cliente). Fortalecendo a sua imagem, você ganha vantagens na realização da compra e ainda aumenta as chances de indicação, pois o cliente vai se lembrar de você.

O que fazer nas redes sociais?

Se você não tem presença digital, comece a se movimentar! Aqui estão algumas dicas para você melhorar sua presença nas redes sociais:

  1. Busque pessoas ou marcas que são relevantes para você e identifique o que elas têm que chamam a sua atenção. Escolha 5 perfis e estude os comportamentos nas redes sociais: como organizam o feed, entregam o conteúdo e como se comunicam com o público?
  2. Não imite essas pessoas ou marcas. Elas são para te inspirar, não para você imitar. Elas são elas, você é você – são mercados, públicos e costumes diferentes.
  3. Você é diferente e deve identificar o isso nas redes sociais. Qual a sua atuação? Que tipo de produto você vende? Com que público você se relaciona? Em que mercado você está?
  4. Defina um plano de publicações. Você pode começar definindo um dia para cada tipo de conteúdo. Não entregue apenas fotos ou vídeos de imóveis que você vende. Você está numa rede social, não em um classificado! Que tal mostrar o contexto social do produto? Fale sobre o que tem no entorno do imóvel, para quem ele é, o que a pessoa poderá curtir naquele espaço. Foque no público, não no produto! Entregue o benefício, não o atributo.
  5. Explore formatos diferentes. A tecnologia está a nosso favor para isso. Existem milhares de aplicativos para captação e edição de vídeos, os celulares têm câmeras cada vez melhores. O próprio Instagram lançou o Cenas para ajudar na edição dos vídeos.
  6. Estude! Invista tempo e dinheiro em conhecimento. Se o marketing imobiliário digital é um problema para você, o IBREP tem o curso para te ajudar. Aproveite os dias em casa para estudar!

Revisite a sua carteira de clientes

Se você atua com funil de vendas (espero que sim), sabe que tem cliente ali que precisa ser atualizado. Aproveite para tentar falar com aquele lead que ainda não respondeu, aquele que ficou de avaliar as opções e te retornar, ou aquele com quem você não fala há um tempão. Esse é um bom momento de fazer pós-venda também! Entrar em contato com o cliente que comprou um imóvel há um tempo pode te gerar indicação de um novo cliente! ????

Atualize suas captações

Se você atua com captação de imóveis de terceiros, pode ser uma boa hora de fazer contato para atualização. Será que as fotos do imóvel podem ser atualizadas? Será que o cliente consegue fazer um vídeo? Faça contato com seu cliente, veja se as informações permanecem as mesmas, faça uma ligação de relacionamento! E atenção: leve boas notícias ao seu cliente! Não ligue para falar de crise ou dificuldades. Na verdade, é o contrário disso: o momento é oportuno para vender imóveis – muitos investidores estão migrando seus investimentos para o nosso mercado. Inclusive, atualizar suas captações pode te lembrar de oportunidades que algum cliente seu esteja procurando!

Estude novos formatos de apresentação do imóvel

Se você tem imóveis vazios, visite e faça vídeo chamada com o seu cliente. Essa é uma forma de você dar andamento à venda, sem colocar em risco a saúde do vendedor e comprador. Se o imóvel não está vazio, você consegue mostrar de outras formas: tour virtual, 360º (tem vídeo no Corretor Conteúdo mostrando como fazer) ou até vídeo chamada envolvendo o cliente vendedor, o comprador e você! Seja criativo! Já falei antes, a tecnologia está aí para te fazer vender!

Amplie sua área de atuação

Todo mundo fala de atuar em nichos, escolher uma área e focar nela. Sim, isso é a mais pura verdade para uma alta performance. Porém, focado numa área específica, você consegue ampliar a sua atuação! Como? Se você é corretor de alto padrão, além de atuar na compra e venda, você também pode atuar na locação de imóveis de luxo ou como síndico de empreendimentos de alto luxo e manter a sua rede de relacionamento e foco. E atuando nas áreas de locação ou como síndico, você mantém uma renda fixa mensal, tendo mais tranquilidade para atuar nas vendas!

Estude se qualifique

Marque na sua agenda encontros diários com você! Sim, aproveite que não estará tanto tempo na rua para estudar e se qualificar. Além dos conteúdos gratuitos que você encontra em diversas plataformas, temos cursos de qualificação de curta duração que ampliam o seu conhecimento, atuação e rendimentos!