Marketing pessoal para corretores de imóveis
Publicado em 09/06/2016

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Tem gente que já nasce com um carisma inegável, mas a maioria de nós, meros mortais, precisa trabalhar o marketing pessoal para alcançar alguns objetivos. Mas o corretor de imóveis, em especial, precisa ir além. Ele precisa adquirir técnicas que não só o coloquem em posição de destaque, mas que conquistem e fidelizem o cliente – e, quem sabe, até o faça ganhar um amigo para o resto da vida. Por isso separamos algumas dicas de marketing pessoal para corretores de imóveis de modo que você crie seus diferenciais e agregue valor ao seu atendimento.

Seja natural

Nada mais antipático do que alguém tentando ser uma coisa que não é ou agindo sem saber o que está fazendo. Não se engane, o detector de antipatia do seu cliente vai piscar e ele irá vê-lo com olhos que você não quer. Portanto, a primeira coisa a se fazer é ser você mesmo.

Nem frio, distante ou empolgado demais, apenas aja naturalmente, como se estivesse realmente falando com um amigo – mas não tentando ser amigo. Se você é bem humorado, seja assim, mas não tente ficar fazendo piadas se este não é o seu forte.

Procure conhecer seu cliente

Se for possível, reúna o máximo possível de informações sobre o seu cliente – não para mostrar que “fez o dever de casa” ou que está muito interessado na vida dele, mas para pautar o tom da sua conversa, dar sugestões assertivas e saber se colocar. Assim fica mais fácil saber o que oferecer e que argumentos usar.

Dress code também faz parte

No calor exagerado do verão brasileiro não é preciso usar terno – a menos que a ocasião específica assim o peça. Portanto, sempre é bom escolher roupas mais discretas e adequadas a sua função. Nada de tons chamativos, roupas informais demais ou muito sofisticadas. Todas essas variações podem assustar os clientes. Na dúvida, use tons neutros, pastéis, e uma boa calça jeans.

Lembre-se que o imóvel é a estrela, o cliente é a pessoa mais importante, e só depois vem você. Mas jamais relaxe na higiene pessoal. Tenha sempre sua barba bem aparada, cabelos e mãos limpos e sapatos impecáveis.

Tenha uma boa presença online

Hoje quem não está online é como se não estivesse em lugar nenhum, então você tem que cuidar do seu marketing pessoal também na web. Além de um site muito bem produzido, responsivo e intuitivo, com todas as ferramentas que facilitem a navegação do cliente e ofereçam o máximo possível de informação, cuide também de suas redes sociais. E saiba que vale a pena ter duas: uma página profissional e outra pessoal.

Na pessoal você é livre para fazer (quase) tudo o que quiser, seguindo sempre algumas regras de boa conduta, é claro. Já a profissional merece alimentação constante, com posts que falem também de assuntos relacionados e criem uma simpatia pelo seu negócio. Fale sobre seus novos imóveis mas também sobre as tendências em decoração e arquitetura, mudanças na legislação e tudo o que pode ser interessante para os seus clientes. Mostre que você se importa.

Alimente sua network

Faça isso sempre e com cuidado. Amigos de infância, de faculdade, vizinhos, colegas e ex colegas de trabalho, conhecidos de viagem: todos valem. Faça uma agenda separando-os por categorias que identifiquem sua origem e faça pequenas anotações sobre cada um, como de onde se conhecem, data de aniversário, nome da esposa ou do marido, etc.

Procure manter um relacionamento constante sem ser forçado, mande um torpedo de feliz aniversário, envie e-mails de lançamentos que podem interessar, convide para um churrasco e promova social meetings. Mostre-se prestativo, mas sem ser chato. Mesmo entre concorrentes a camaradagem e o coleguismo saudável podem gerar resultados para lá de positivos.

Esteja sempre pronto a se reinventar

De tempos em tempos todos nós precisamos parar um pouco, olhar para trás e pensar se estamos no caminho certo. Não tenha medo de reconhecer erros, tentar coisas novas, trilhar outros caminhos e sair da zona de conforto. Trabalhar o marketing pessoal também é se reinventar de acordo com as necessidades. O importante é ter em mente que o seu maior objetivo é ajudar o cliente a realizar seus sonhos. Mesmo porque os seus sonhos dependem dos dele.

Fonte: Publicidade Imobiliária