Tendências do Mercado Imobiliário em 2018
Publicado em 22/12/2017

Tecnologia e “consultoria” imobiliária podem fazer a diferença na vida dos corretores que querem dominar Mercado Imobiliário em 2018

Se você é um corretor de imóveis atuante deve ter percebido a movimentação do mercado imobiliário nos últimos meses de 2017. Após o período de crise, a expectativa é que o segmento se aqueça no próximo ano e volte a receber investimentos. Isso deve ocorrer porque a economia deverá retornar ao rumo de crescimento, com a retomada de empregos e a estabilização financeira. Além disso, a redução da taxa básica de juros indica uma melhora no acesso aos recursos de crédito imobiliário.

No entanto, ainda não temos um cenário estabelecido para o Mercado Imobiliário em 2018. Afinal, fatores como a estabilidade política no país e impostos controlados são importantes para manter as tendências. Só assim as pessoas ficarão menos receosas e poderão gerar financiamentos imobiliários de longo prazo.

Se você quer estar por dentro das novidades e preparado para aproveitar a retomada do mercado imobiliário em 2018, fique atento a três tendências que prometem fazer a diferença neste segmento no próximo ano:

 

Automação residencial

O consumidor está cada vez mais exigente quando o assunto é conforto e praticidade. Por conta disso, os novos empreendimentos não poupam esforços no quesito inovação tecnológica. Em geral, são ferramentas fáceis de usar, com design inteligente, seguras e sustentáveis. Essa evolução foi “batizada” como “casa inteligente”. Nessas residências, boa parte das tarefas é automatizada. Os dispositivos podem variar, desde câmeras sensíveis ao movimento, que enviam notificaçãos por e-mail ou mensagem para o celular dos moradores, até sistemas de controle integrado da iluminação, que ajudam a reduzir os custos de energia. A climatização de ambientes de forma equilibrada, também está em alta e deve continuar fazendo sucesso no Mercado Imobiliário em 2018. Fique de olho nesses empreendimentos e prepare-se para vender mais!

 

Vendas consultivas

Os consumidores não querem mais apenas comprar um imóvel, eles querem receber uma verdadeira consultoria de seus corretores, com todos os detalhes possíveis. Se você ainda não domina técnicas de vendas avançadas, é a hora de se dedicar a uma curso específico na área, como o Curso de Técnicas de Vendas do IBREP. Um corretor mais preparado sabe identificar o imóvel ideal para cada cliente e, com isso, ser mais eficaz em suas negociações.

Além disso, o uso de tercnologias, como placas virtuais, QR Codes e tantos outros dispositivos podem fazer as vezes de um vendedor comum – que só passa as informações do imóvel – mas cabe ao bom corretor detalhar as vantagens, explicar questões mais burocráticas, como documentação imobiliária, e até mesmo ouvir o cliente com atenção. Muitas pessoas deixam de fazer negócio quando percebem que o corretor está com pressa ou não está prestando atenção ao que ele diz. Lembre-se, o corretor de imóveis vende sonhos!

 

Realidade virtual

Você já deve ter visto aqueles óculos de realidade virtual, não é mesmo? Agora imagine seus clientes visitando um condomínio que só ficará pronto daqui 24 meses sem sair da sua sala. A realidade virtual já se tornou tendência em inúmeros segmentos e não será diferente no Mercado Imobiliário em 2018. São tantos benefícios, para as instituições e para os compradores, que a novidade está cada vez mais próxima.

O mais interessante é que os programas recriam virtualmente uma residência e os consumidores podem mudar a decoração e a disposição dos móveis para ver se realmente é aquilo que buscavam. Além de ser mais rápido e eficiente, a realidade virtual não prende o cliente aos projetos decorados, que muitas vezes não correspondem as suas expectativas. Ver o imóvel pronto e decorado como o cliente deseja, o deixa mais satisfeito e motivado a realizar a compra.

Essa mesma tecnologia pode ser utilizada para imóveis usados que precisam passar por uma reforma, por exemplo. Assim, o cliente consegue visualizar o potencial do local, sem levar em consideração a má conservação do ambiente, que podem causar um impacto ruim e espantar os compradores.

Agora que você já sabe as tendências do Mercado Imobiliário em 2018, que tal começar a se preparar? Fale com o IBREP e conheça nossos cursos de capacitação de corretores. Comece o ano colocando sua vida profissional em primeiro lugar e conquiste tudo o que você deseja!