Estamos rodeados de plataformas de divulgação e publicidade, mas o bom e velho boca a boca ainda é um poderoso aliado quando o assunto é recomendação de clientes
Recomendação de clientes – Sabe aquela história que o cliente é a alma do negócio? Ela é verdadeira. Mas, infelizmente, em pleno século 21, ainda há quem acredite que é possível fazer bons negócios sem criar relações entre vendedores e consumidores. A verdade é que mesmo diante de toda a tecnologia que temos disponíveis para promover uma empresa, as indicações de clientes e ex-clientes ainda estão em primeiro lugar na lista de fatores que são levados em consideração pelos consumidores.
As pessoas desejam ser conquistadas, seja em relacionamentos ou em uma negociação. Conquistar o cliente é um desafio que precisa fazer parte do dia a dia do corretor de imóveis que deseja ser recomendado. Para isso, é preciso oferecer um atendimento diferenciado. Mais do que competente, o profissional deve ser confiável.
Algumas técnicas podem ajudar o corretor de imóveis a proporcionar uma experiência de compra e venda diferenciada ao cliente. Tanto que algumas podem fazer esse consumidor recomendá-lo para amigos, familiares e conhecidos. Confira duas dicas valiosas sobre recomendação de clientes:
Não confunda obrigação com diferencial
O mínimo que um corretor de imóveis precisa oferecer aos clientes são as informações completas e exatas do imóvel que está negociando. Além disso, atenção e educação são quesitos que devem ser cumpridos em qualquer atendimento. Isso não pode parecer um diferencial, pois é uma obrigação. Se o corretor já realiza o mínimo exigido com maestria, pode arriscar sair do óbvio e surpreender o cliente
Ter um diferencial não significa fazer algo totalmente novo e inusitado. Na verdade, basta entregar ao cliente mais do que ele espera. Esse é um exercício diário que pode ser aperfeiçoado com o tempo.
Que tal preparar um apresentação, a fim de fazer um comparativo entre os imóveis disponíveis em uma região e a casa que você deseja vender? Essa é uma ótima oportunidade de reforçar os pontos positivos do imóvel. Você ainda pode mostrar ao cliente que você realmente está interessado em atender as expectativas dele.
Permita-se ser avaliado
Não existe forma melhor para o corretor de imóveis avaliar o seu trabalho senão perguntando sobre o atendimento ao final de uma venda. A dica é ser amigável e demonstrar ao cliente que com essa atitude busca uma melhoria contínua de seu trabalho. Para não tomar muito tempo e nem constrager o consumidor, faça perguntas curtas para que ele também possa responder livremente.
A ideia aqui é despertar no cliente uma simpatia natural pelo profissional. Tente finalizar a conversa deixando claro suas intenções: ser recomendado por ele. O corretor não precisa ter vergonha de pedir as pessoas que recomendem seus serviços, ainda mais quando esse feedback for positivo. Já se o cliente reclamar de alguma atitude, reflita se não é necessário fazer alguma mudança na forma como o atendimento acontece.
A construção de relacionamentos é a melhor forma de potencializar a recomendação de clientes. Isso porque a experiência positiva vivida por um amigo ou familiar gera credibilidade ao corretor de imóveis, o que aumenta as chances de concretizar uma venda. Estar atento as recomendações é um obrigação dos corretores de imóveis que buscam se diferenciar no mercado.
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