Você sabe o que é ser um corretor de imóveis multicanal? Confira como se tornar um profissional ainda mais preparado neste artigo

Nada mais chato do que tentar entrar em contato com o seu corretor de imóveis e não conseguir encontrá-lo. A situação torna-se ainda pior quando as tentativas são recorrentes. Este é apenas dos motivos reais que levam um cliente a abandonar a negociação e partir em busca da ajuda de outro profissional, mesmo em um mundo tão conectado.

Nenhum técnico em transações imobiliárias consegue estar disponível para o cliente 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias por ano. Por isso, a melhor solução nestes casos é se tornar um corretor de imóveis multicanal. Você não sabe o que isso quer dizer? Continue lendo e descubra como se tornar um profissional ainda mais completo.

A ideia de estar presente em diversas plataformas, como telefone, chat, e-mail, WhatsApp e redes sociais não faz de você um corretor de imóveis multicanal.  Mas, com certeza, é o melhor caminho para conquistar esse “título”. É claro que você não estará 100% disponível para atender seus clientes em todas os canais de comunicação. Porém, você pode definir alguns horários para se dedicar mais e outros em que o trabalho ficará em stand by. Um exemplo disso é utilizar corretamente as mensagens automáticas nas redes sociais. Elas podem avisar aos clientes sobre o seu horário de atendimento ou até mesmo informar seu telefone ou WhatsApp para casos mais urgentes. O WhatsApp lançou recentemente uma nova versão Business que também possui essa função de mensagem automática.

 

Corretor de imóveis multicanal, flexível e comunicativo

Tenha em mente que, mesmo com horário definido, você vai precisar abrir mão de alguns horários de descanso para atender casos mais urgentes, clientes ansiosos e até negociações importantes. Ser multicanal é ser maleável. A flexibilidade é uma qualidade importante para o corretor multicanal. Portanto, se o seu cliente prefere se comunicar através do WhatsApp, centralize as informações por esse canal. Faça isso mesmo se o e-mail for o meio que você usa com mais frequência.

Já se outro cliente sempre manda dúvidas pelas redes sociais, esse pode ser o melhor lugar para encontrá-lo no dia a dia. Não imponha regras de comunicação, esteja aberto para dialogar sempre e em qualquer lugar. Você verá que as negociações serão mais leves e tendem a ser mais rápidas também.

A grande verdade é que um corretor multicanal é achado mais facilmente do que aqueles que se escondem atrás de uma mesa em imobiliárias ou em balcões de lançamentos. Marque presença nas redes sociais, participe de fóruns sobre o setor e discussões em eventos e grupos de segmento. Informe seus meios de contato em todos os canais de divulgação, inclusive em seus cartões de visita, para que os clientes o encontrem com facilidade. Se puder, deixe uma linha de telefone ou celular disponível só para isso.

Outra dica importante é quanto ao seu portfólio. Faça uma versão on-line e divulgue-o nas redes sociais, pelo WhatsApp, via e-mail e no seu site. Você perceberá uma mudança estratégica nas suas prospecções depois disso.

 

Corretor de imóveis multicanal e atento aos micro momentos

Para finalizar, lembre-se que a transação imobiliária, ao contrário da compra de uma roupa, por exemplo, é um processo extremamente demorado.  Isso demanda muita pesquisa e não acontece por impulso. Por isso, o processo de compra imobiliária se dá em etapas. O corretor de imóveis multicanal consegue fechar mais vendas de imóveis, pois está atento aos micro momentos de seus clientes e disponível para atendê-los. E não esqueça, a postura do corretor de imóveis vai depender de quão preparado um cliente está em relação a compra do imóvel. Por isso, “diagnosticar” esse momento é fundamental para uma boa negociação.

Já fez o curso Técnico de Transações Imobiliárias do IBREP? Reconhecido pelo Creci, o curso de TTI é essencial para quem quer trabalhar como corretor de imóveis, principalmente, os corretores de imóveis da região Sul. Outra capacitação interessante que o IBREP oferece é o curso livre de Corretor Online. Vale a pena investir para aprender mais técnicas de vendas e gestão de negócios na internet. Quem deseja ser multicanal precisa dominar as técnicas digitais e coloca-las em prática o quanto antes.