Imobiliário

Corretor de imóveis: a jornada para se tornar um profissional de sucesso

By agosto 24, 2020No Comments

Repleta de atrativos, como flexibilidade de horário, possibilidade de trabalhar em home office, oportunidade de obter altos ganhos, mercado imobiliário em expansão, autonomia e melhora na qualidade de vida, a profissão de corretor de imóveis atrai cada vez mais pessoas das mais diversas áreas de formação.

Todavia, para ingressar na carreira e se destacar no mercado, passos importantes precisam ser seguidos. Para se tornar um Corretor de Imóveis é necessário ter formação específica e obter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), por exemplo. Além disso, é preciso desenvolver algumas habilidades, aprimorar-se constantemente e, de preferência, especializar-se em algum nicho.

Quer saber um pouco mais sobre o que é preciso para iniciar a carreira de corretor e obter sucesso na profissão? Ao longo do texto iremos te apresentar a jornada do Corretor de Imóveis de sucesso. Boa leitura!

Identificação com a profissão

Assim como em qualquer outra profissão, para que você desempenhe um trabalho de qualidade, se dedique e alcance bons resultados, é preciso que exista identificação. Logo, antes de dar os próximos passos para iniciar a carreira, o ideal é que você entenda o que realmente é um Corretor de Imóveis.

Profissão regulamentada pela Lei 6.530/1978, o Corretor de Imóveis é o profissional responsável por intermediar as negociações de compra, venda, aluguel e permuta de imóveis. É ele quem fornece suporte ao cliente, do início até a conclusão da transação imobiliária.

Além disso, este profissional precisa saber buscar imóveis de acordo com as necessidades e perfil dos seus clientes, deve realizar a apresentação dos imóveis, e tem que cuidar das questões jurídicas e burocráticas que envolvem esse tipo de negócio.

Quer saber se você tem perfil para atuar na profissão? Baixe aqui o nosso check list.

Curso de formação

O primeiro passo para se tornar corretor de sucesso é procurar um bom curso de formação. E para isso, é preciso buscar por uma instituição de ensino de qualidade e que tenha credibilidade.

A formação do corretor pode ser realizada através de um curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), por uma faculdade de Ciências Imobiliárias, ou através do curso de Gestão Imobiliária.

Se você mora no Sul do Brasil (RS, SC ou PR), pode realizar o curso de TTI com o IBREP, especialista em ensino à distância que oferece o curso de TTI mais completo do mercado.

Vale destacar que o curso é feito 100% on-line, com provas presenciais – durante a pandemia algumas provas estão sendo on-line – e você poderá estudar quando e de onde quiser.

Saiba mais sobre o curso de TTI do IBREP.

Estágio

O estágio é a segunda etapa no processo de formação do Corretor de Imóveis. É neste momento que você colocará em prática o que aprendeu na teoria, além de poder testar, avaliar, corrigir e aperfeiçoar novas técnicas.

Após 30 dias de matrícula no curso de TTI, o aluno já pode solicitar a carteira de estagiário junto ao CRECI e realizar o estágio em uma imobiliária ou com um corretor autônomo.

Registro no CRECI

Após a conclusão do estágio, a finalização do curso de TTI e o recebimento do diploma, você poderá se dirigir ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região e iniciar o tão esperado processo de emissão do registro profissional. Realizadas as solenidades do órgão e a entrega da credencial, você estará apto para atuar legalmente.

Atuação, relacionamento e aprimoramento constantes

O mercado imobiliário brasileiro é um setor valorizado e que oferece excelentes oportunidades. Porém, para se tornar um profissional bem sucedido, é preciso sair da zona de conforto e ir sempre além.

Cultivar relacionamentos com os clientes, por exemplo, é essencial. A aquisição de um imóvel é um processo que mexe tanto com o emocional quanto com o financeiro. Logo, para que tudo dê certo e o cliente sinta-se confiante para realizar a negociação, é necessário muito diálogo e atenção em cada passo.

Além disso, o trabalho de um bom corretor não deve acabar com a assinatura do contra de venda ou locação do imóvel. É preciso cuidar do relacionamento pós-venda. Afinal, é ele que irá fazer com que o cliente volte para comprar mais vezes ou indique outros clientes.

Outro fator muito importante para se ter sucesso na carreira de corretor, é o aprimoramento constante. Conhecimento é um investimento que lhe trará diversos benefícios ao longo da sua carreira, principalmente em um mundo onde tudo acontece e muda tão rápido.

Realizando cursos de qualificação, além de ter o diferencial de possuir mais conhecimento e solucionar questões com mais facilidade, você também poderá ampliar a sua área de atuação e aumentar a sua renda.

Com o curso de Documentação Imobiliária 4.0, por exemplo, você irá se qualificar nos principais aspectos das documentações do mercado imobiliário na era digital, e garantirá o conhecimento necessário para atuar na análise de toda a documentação com mais agilidade, facilitando os processos burocráticos de transferência de um imóvel, ganhando mais credibilidade e, claro, o reconhecimento dos seus clientes.

Vale destacar que o curso de Documentação Imobiliária 4.0 do IBREP foi desenvolvido na metodologia EaD – Educação a Distância, com carga horária de 45 horas, a ser iniciado em até 6 meses e, após iniciado, mais 6 meses para conclusão. Você estuda de onde estiver e após atingir o progresso mínimo do curso (75%), realiza a avaliação final online. Ou seja, você pode realizar o curso mesmo diante do cenário em que estamos vivendo.

Já com o curso de Técnicas de Vendas para o Mercado imobiliário, você pode melhorar seus resultados através do aprofundamento teórico e da aplicação de técnicas de venda adequadas para o mercado.

Outra ótima opção de qualificação é o curso de Locação de Imóveis, uma vez que o corretor formado neste curso está apto a liderar e acompanhar todo o processo que envolve a locação, sempre pautado na legislação vigente, outra especialidade que o curso contempla.

Conheça outras opções de cursos clicando aqui.

Carreira em Y

A carreira em Y é aquela onde o profissional tem a opção de usar seus conhecimentos e habilidades não só para seguir rumo a um cargo gerencial. Se preferir, ele poderá progredir profissionalmente como um especialista na área em que mais de identifica.

Ou seja, a carreira em Y permite que o Corretor de Imóveis, ou qualquer outro profissional, atue em um nicho que tenha maior identificação com o seu perfil, com a sua rede de relacionamento ou com a gestão, exigindo cursos na área de liderança, gestão de pessoas, administração etc. Desta forma, ele irá adquirir conhecimento, aprimorar suas habilidades e ter a garantia de que terá a oportunidade de se destacar na área com a qual se identifica, desde que seja um profissional competente.

Agora que você já conhece a jornada de um Corretor de Imóveis de sucesso, é hora que dar o primeiro passo para a sua carreira no mercado imobiliário. Fale com um de nossos consultores aqui.

Leave a Reply

WhatsApp Atendimento Comercial