Imobiliário

Cinco motivos para o Corretor de Imóveis manter o Creci atualizado

By fevereiro 28, 2020abril 3rd, 2020No Comments

Trabalhar como corretor de imóveis é regulamentado por lei desde 1978 e exige formação específica. Para isso, é necessário fazer o curso de corretor de imóveis e também retirar o Creci, que é o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Esse é um passo obrigatório para se tornar um profissional do mercado imobiliário.

Depois de obter o seu Creci, você pode trabalhar legalmente como corretor de imóveis. O registro permite que atuação na venda e locação de imóveis, na captação de novos negócios, avaliação de imóveis e em outras atividades do mercado imobiliário. Caso seja um corretor autônomo, você também pode abrir sua própria imobiliária e ter a possibilidade de ser correspondente da Caixa Econômica Federal, podendo oferecer financiamentos através dos programas da Instituição.

O que é o CRECI?

O Sistema COFECI-CRECI, do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, é responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão. O Conselho também determina que os profissionais do mercado imobiliário devem manter seus dados cadastrais atualizados junto ao órgão. No Art. 36 da Resolução – COFECI 327/92, consta a seguinte observação: “A pessoa física deverá comunicar ao CRECI em que possuir inscrição principal ou secundária qualquer alteração em seus dados cadastrais, no prazo de 30 (trinta) dias contados da ocorrência da modificação.”

Para entender melhor como funciona ser corretor de imóveis e suas obrigações, listamos cinco motivos para você manter os seus dados cadastrais junto ao Creci atualizados. Confira:

1. Evita penalidades

Caso seja identificado com o cadastro desatualizado, o corretor de imóveis pode ser penalizado pelo Sistema COFECI-CRECI. Manter o cadastro atualizado é uma forma de garantir que o órgão se comunique com o profissional. Além disso, essa atualização evita que o corretor seja sujeito a processo disciplinar, conforme previsto no Art. 40 da Resolução – COFECI 327/92.

2. Receber os comunicados referentes à profissão e atividades do Creci

Com os dados atualizados, os corretores recebem notificações, boletos para o pagamento da anuidade, notícias e também convites para eventos apoiados pelo Conselho Regional em que é inscrito. É uma forma de facilitar a comunicação do Creci com o corretor de imóveis.

3. Acesso a credencial profissional vigente

O corretor de imóveis que mantém seus dados cadastrais atualizados, também tem sua carteira profissional em dia. Dessa forma, as informações do Creci local também são atualizadas, bem como suas informações públicas, que devem estar disponíveis para consulta no site do órgão.

4. Receber novidades sobre o mercado imobiliário

Se o seu cadastro estiver atualizado, você receberá informações sobre o Creci em que é inscrito. Novas leis e resoluções, indicações de cursos, tendências e novidades do mercado imobiliário.

5. É rápido

Atualizar os seus dados cadastrais é rápido e fácil. Com menos de 2 minutos, você verifica as informações e modifica o que precisa. Algo simples, que evita penalidades e possíveis transtornos que envolvam a comunicação do Conselho com você.

Para manter os seus dados atualizados, basta acessar o site do Creci da sua região ou comparecer presencialmente a sede do órgão em que você é escrito. Sem dúvida, trabalhar como corretor de imóveis é bom e garante um retorno financeiro satisfatório, mas – como em todas as profissões – é necessário ter compromisso com suas obrigações.

Leave a Reply

WhatsApp Atendimento Comercial