Uncategorized

3 exercícios para manter a produtividade na quarentena

Muita gente tem publicado vídeos, textos e posts com dicas para manter a produtividade na quarentena: dormir bem, consumir alimentos saudáveis, manter a rotina, ter um local confortável para o trabalho, manter uma agenda com as tarefas anotadas, definir horário para trabalhar, pausas ao longo do dia, entre outras ações práticas. Tudo isso é importante para manter a rotina organizada e a produtividade. Mas hoje, vou compartilhar 3 exercícios simples, pouco explorados, que aprendi e comecei a aplicar antes mesmo do isolamento social por causa do coronavírus e que estão fazendo a diferença na minha produtividade!

  • Faça o seu diário da situação

Escreva num papel o seu olhar sobre você mesmo: quem é você, quais são os seus “lugares”, suas atuações no mundo (sou mãe, filha, estudante, corretor, dono de uma imobiliária, professor, gerente…). Após definir quem é você, relembre e o que te levou até este lugar, o caminho que você percorreu, o que você superou, do que abriu mão. Entendendo o caminho que te trouxe até aqui, coloque no papel as respostas que você precisa dar ao mundo para cumprir os seus papéis. O que você deve ser e fazer em cada atuação, cada lugar que você tem no mundo. Para cumprir os seus papéis, você se dará conta das suas habilidades e competências!

 

  • Agende 30 minutos por dia de um encontro com você

Pode ser 15 minutos pela manhã e 15 minutos na parte da tarde, mas reserve esse tempo para você. Desligue o celular, escolha um local da sua casa onde você fique confortável e concentrado. Nesses 15 minutos, medite sobre o seu diário (o que você escreveu no item 1): relembre quem é você, o que te trouxe até aqui e a resposta que você deve dar ao mundo. Respire fundo e veja a resposta que você precisa dar hoje, agora. Volte para a rotina e coloque em prática.

 

  • Faça uma pausa ao meio-dia

Faça uma pausa rápida e reveja como foi a primeira metade do seu dia: o que você fez, o que poderia ter feito diferente, o que deixou de fazer, como tratou o seu cliente, colega ou funcionário… Depois desse balanço, rapidamente reprograme a segunda parte do dia, mude o que for necessário para chegar ao resultado antes que o dia acabe!

Pode parecer loucura, estamos falando de manter a produtividade na quarentena e eu sugiro fazer pausas. Mas não se engane: elas são estratégicas para você direcionar os seus esforços para aquilo que realmente fará a diferença no seu dia. Você vai trabalhar mais consciente, positivo e focado, acredite.

#ibrepnãopara #nãoparevocêtambém

Mariana Lelis
Gestora de Marketing, mãe, esposa, filha e catequista

Nota: Esses e outros exercícios eu aprendi com o psiquiatra e escritor Italo Marsili. Espero que possam realmente te ajudar a manter uma rotina produtiva!

Leave a Reply