O começo do ano é o motivo que faltava para você organizar a vida financeira? Aprenda como fazer isso da melhor organizar a vida financeira

Todo fim de ano é aquela mesma história: planos e promessas para ano novo. Se exercitar, aprender um novo idioma, começar a dieta, mudar de emprego, guardar dinheiro… Não é de hoje que as famílias perderam a capacidade de organizar a vida financeira. Seja por conta do aumento do custo de vida ou pela grande oferta de produtos e serviços, a verdade é que as pessoas estão endividadas, desorganizadas financeiramente e frustadas economicamente. Mas 2018 não precisa ser assim. Que tal colocar em prática o que foi prometido?

O IBREP oferece o curso de Educação Financeira. A capacitação está disponível aos interessados em descobrir maneiras de administrar melhor seu dinheiro e patrimônio. O curso é direcionado aqueles que já entenderam que precisam estabelecer uma relação melhor com seu dinheiro para aproveitar o melhor que uma vida organizada e planejada pode proporcionar.

Separamos quatro dicas para você começar agora a organizar a vida financeira:

 

Coloque tudo no papel  ou em uma planilha

Você precisa saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Tenha consciência de quanto você gasta no mercado, na farmácia, com transporte, com educação e demais compromissos mensais. Se a conta está fechando no vermelho, algo está errado. Somente anotando todos os seus gastos, – seja no Excel, em caderno ou em aplicativos hoje disponíveis para isso -, você prestará atenção nas suas despesas.

 

Avalie seus gastos

Defina o que é prioritário nos seus gastos e avalie quais despesas podem ser eliminadas. Só assim você vai conseguir traçar novos objetivos e metas, como uma viagem, a compra de um imóvel ou um carro, ou a aplicação em um investimento.

 

Poupar é o próximo passo

Guardar dinheiro todo mês deve ser a primerio regra para 2018. Nem que seja pouco. Defina um valor possível e guarde, mas não vale ser apenas o dinheiro que restou. O ideal é que antes mesmo de você comece a pagar as contas, já separe o valor. Tenha em mente ao menos 10% do seu recebimento.

 

Contas de começo de ano e férias

Uma boa dica é guardar parte do 13º salário para pagar as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA, escola e material escolar. Não deixe de aproveitar o período de férias para descansar e até viajar com a família, se possível. Mas comece o ano sem dívidas. Após as festas, a vida precisa voltar ao normal se você quer organizar a vida financeira.

 

Quer se aprofundar nesses conhecimentos?

O curso à distancia do IBREP tem por objetivo despertar habilidades de planejamento e organização do orçamento, ainda que em tempos de crise, sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar. Os estudantes aprendem a implantar ferramentas de controle do orçamento familiar e como planejar os gastos. Com com carga horária de 30 horas, o curso pode ser concluído em até 30 dias. Basta realizar no mínimo 75% das aulas e obter a nota mínima para aprovação de 7,0 (sete).