Ainda dá tempo de organizar e planejar 2018

IBREPTEC 12 de janeiro de 2018

Chegou a hora de organizar a vida para alcançar seus objetivos e metas, para isso é preciso planejar 2018 desde o começo

O ano já começou, mas, ainda dá tempo de organizar a vida e planejar 2018 para aproveitar tudo o que este ano reservou para você, corretor! A melhor forma de alcançar seus objetivos é prevendo cada passo. Engana-se quem pensa que não dá para planejar 2018 só porque o ano já começou. O mês de janeiro costuma ser parado em algumas imobiliárias e para alguns corretores independentes, principalmente por conta das férias escolares. Então, uma dica valiosa é aproveitar esse tempo para colocar no papel (ou no computador) os planos, metas, erros e acertos, e até aquele sonho que ficou para trás em 2017.

Uma boa forma de começar o seu planejamento é avaliando quais são as melhorias que podem ser feitas no seu perfil profissional, para que isso reflita na forma como você atende os seus clientes e vende os seus imóveis. Muito profissionais acabam tão atarefados com o dia a dia que não se dedicam a inovação. Uma ótima ideia é começar o ano cursando algo que fará diferença na sua carreira. O IBREP tem excelentes opções cursos livres de aprimoramento profissional. Vale a pena conhecer!

Para ajudar você a se organizar e planejar 2018, listamos três perguntas para você responder e refletir?

Como você gerenciou o seu tempo em 2017?

Comece pelos últimos meses, caso você não se lembre do começo do ano passado. Liste quais foram os seus acertos e quais foram seus erros em relação ao seu desempenho como corretor. Por exemplo:

ACERTO – Organizei bem a minha lista de potenciais clientes.

ACERTO – Atualizei o meu site com frequência e bom conteúdo.

ERRO – Perdi contatos importantes porque anotei em um papel qualquer e joguei fora sem querer.

ERRO – Retornei mensagens e e-mails com atraso

Quanto mais você for específico, será mais fácil saber em qual ponto você precisa melhorar e, assim, planejar 2018 sem perder oportunidades. Nos casos apontados no exemplo acima, uma agenda sempre por perto pode solucionar a questão da perda dos contatos. Assim como determinar um período do dia para responder e-mails e mensagens também faria com que seus contatos não fiquem sem resposta por mais de um dia.

 

Quais são suas metas?

O segredo para definir metas é que elas sejam reais. Assim você não precisar abandoná-las nos primeiros meses de 2018 porque são inalcançáveis.

DICA: não deixe de definir um prazo para cada meta, assim você conseguirá visualizá-las em seus planos. Afinal, muita coisa pode acontecer em 12 meses. Mas, se você não buscar alcançar as metas dentro do prazo, elas ficarão para 2019. Exemplos:

  •  Vender um imóvel por mês ou a cada bimestre
  • Ir a pelo menos dois eventos do segmento no 1º semestre
  • Ser mais ativo mas mídias sociais e fazer postagens diárias

 

Você tem uma rotina de trabalho?

Se a resposta foi “não”, mude isso agora mesmo, antes de planejar 2018. Um dia bem organizado pode mudar tudo. Comece listando todas as suas tarefas semanais em ordem de prioridade. Depois, divida as tarefas pelas suas horas de trabalho da semana.

Por exemplo: quanto tempo você precisa para atualizar o site? Quantas hora em média você gasta ligando para os clientes que já compraram ou alugaram um imóvel com você? Quanto tempo em média duram as visitas em imóveis com clientes em potencial?

Lembre-se de, no final do dia, atualizar a sua lista de tarefas: risque as concluídas e acrescente atividades que surgiram no meio do caminho. O grande segredo é ter jogo de cintura para fazer ajustes e terminar todas as suas responsabilidades, sem comprometer seu horário de descanso e lazer.

Quer saber mais sobre os cursos de IBREP? Clique aqui!