Corretor de imóveis: amplie sua área de atuação e ganhe mais com Avaliação de Imóveis

IBREPTEC 13 de outubro de 2017

Se você é corretor de imóveis, provavelmente, já ouviu falar em Avaliação de Imóveis. Você sabia que essa pode ser uma ótima opção para ampliar a sua área de atuação e gerar mais negócios? O mercado imobiliário está se reaquecendo e esse é o momento ideal para se preparar e estar à frente da concorrência. O IBREP oferece o Curso de Avaliação de Imóveis na opção 100% à distância. Esta é a qualificação ideal para os profissionais que não tem tempo para assistir aulas tradicionais. Ele também é excelente para quem mora longe de grandes centros.

Um dos documentos exigidos pelo CRECI para emitir CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários do Sistema COFECI/CRECI). Ele é o certificado de conclusão de Curso de Avaliação Imobiliária. Só são aceitos cursos reconhecidos pelo Conselho Federal, por isso, é importante verificar se o curso escolhido está dentro das normas antes de investir o seu dinheiro numa qualificação.

 

Oportunidades e desafios da Avaliação de Imóveis

Com o CNAI, o corretor de imóveis aumenta as possibilidades de ganhos, pois pode oferecer aos clientes serviço de avaliação dos imóveis, agregando valor à sua profissão. Dessa forma, ele recebe, além das comissões de compra e venda de imóveis, o valor referente a este serviço prestado. Os corretores cadastrados estão habilitados para emitir o PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Ele é essencial em ações que envolvam avaliação de um imóvel, reajuste de aluguel, contestação de valores do IPTU e ITBI.

Os valores para emitir o PTAM variam de estado para estado e, normalmente, os honorários podem ser consultados no Sindicato. Portanto, se qualificar com o Curso de Avaliação de Imóveis e se inscrever no CNAI é uma possibilidade real de aumentar os ganhos do trabalho como corretor. Lembre-se que para o proprietário de um imóvel, ter uma avaliação que valorize o seu imóvel é o auge do processo, por isso é muito importante demonstrar seriedade e competência ao oferecer o serviço.

Até pouco tempo atrás apenas engenheiros e arquitetos podiam executar uma avaliação, dada complexidade dos métodos e dos parâmetros que são levados em consideração. O corretor de imóveis que vai atuar na Avaliação de Imóveis deve ter em mente que uma venda bem sucedida depende de uma captação de imóvel de qualidade, e a captação, por sua vez, depende de uma avaliação bem-feita.

 

Sobre o curso de Avaliação de Imóveis do IBREP

Os alunos matriculados no curso de Avaliação de Imóveis recebem login e senha para acessar o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Neste espaço, você encontra todo o conteúdo e-learning distribuído em Unidades Temáticas. Entre os assuntos abordados estão a Introdução à Avaliação de Imóveis; Normas, leis e resoluções; Noções de arquitetura e urbanismo para avaliadores; Métodos avaliatórios; Aplicação do método comparativo; Conteúdo e apresentação do PTAM, e Avaliação na prática de imóveis urbanos e rurais. No final de cada unidade temática, o aluno pode conferir videoaulas, com profissionais especialistas na temática do curso.

Quer saber mais sobre o material do curso? Fale com o IBREP!