Dia do Trânsito: Todo dia é dia de trânsito seguro

IBREPTEC 25 de setembro de 2017

O Dia do Trânsito é comemorado no Brasil em 25 de setembro. A criação da data comemorativa se deu a partir da elaboração do Código Nacional de Trânsito em 1997. A ideia foi estabelecer uma data na qual a campanha de conscietização de motoristas e pedestres pudesse ser intensificada, a fim de transformar o comportamento das pessoas nas ruas, avenidas e estradas de todo o país. A comemoração foi ampliada e a semana que antecede ao dia 25 passou a ser reconhecida como Semana Nacional de Conscientização no Trânsito.

O IBREP não poderia deixar uma data tão importante como o Dia do Trânsito passar em branco, afinal, oferecemos o curso à distância de Reciclagem de Condutores Infratores. Atualmente, a penalidade mais rigorosa do Código de Trânsito é a suspensão do direito de dirigir, que ocorre quando o motorista soma 20 pontos na CNH. O curso de reciclagem é obrigatório para recuperar o direito de dirigir, mas poucos motoristas sabem que é possível realizar a capacitação on-line em Santa Catarina e no Maranhão. Se este é o seu caso, entre em contato com o IBREP para mais detalhes sobre o curso.

Dicas para um trânsito mais seguro no Dia do Trânsito

Para comemorar o Dia do Trânsito, separamos algumas dicas para evitar que os motoristas precisem realizar a reciclagem e estejam ainda mais atentos ao trânsito.

  • Use SEMPRE o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.
  • Criança até 7 anos e meio no carro? Só se for na cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação. Observe as regras por faixa etária.
  • Pare na faixa e dê a preferência. Amanhã o pedestre pode ser você!
  • Se beber, não dirija. Pegue um ônibus, chame um táxi ou um Uber, ou vá dê carona.
  • Respeite o ciclista e dê uma distância segura ao ultrapassar.
  • Não corra. Ande sempre abaixo do limite de velocidade de cada via.
  • Vai de moto? Use equipamentos de proteção.
  • Vai de bike? Respeite a sinalização e não esqueça do capacete.
  • Seja gentil, não pare na vaga reservadas para idosos e deficientes.
  • Chegou mensagem? Espere até estacionar em segurança e desligar o motor para responder.
  • Está cansado? Pare e descanse. Você sabia que o sono é tão prejudicial quanto a bebida alcoólica no trânsito?

Vamos dar o exemplo?

A melhor forma para conquistar um trânsito mais seguro é construindo uma cultura de prevenção e atenção no trânsito. As escolas já sabem disso e incluíram programas de educação no trânsito desde cedo. Mas essa ideia precisa começar antes, nas nossas atitudes, inclusive na forma como nos comportamos no trânsito, na frente das crianças. Antes de ensinar as regras básicas de segurança, dê bons exemplos. É uma questão de cidadania e respeito à vida.

Feliz Dia do Trânsito!