Faça bons anúncios de imóveis na internet e venda mais

IBREPTEC 24 de agosto de 2017

Se você ainda tem dúvidas sobre o poder da internet para o mercado imobiliário, leia nosso artigo anterior. Nele, falamos sobre a ascensão deste segmento na rede, inclusive nas mídias sociais. Mas, se você já entendeu que o digital se consolidou como um ambiente propício para os processos de negociação e venda/aluguel de imóveis, chegou a hora de aprimorar os seus conhecimentos sobre anúncios de imóveis na internet.

Além da promoção em redes como Facebook, outra estratégia interessante são os sites especializados ou sites de vendas em geral. Cabe ao corretor saber como se destacar diante de tantas opções disponíveis na internet. Para tanto, separamos quatro dicas importantes quando o assunto é anúncios de imóveis na internet:

 

Prepare o imóvel

O anúncio é só o primeiro passo no processo de compra ou alguel de um imóvel. A próxima ação do cliente é manifestar a intenção de visitar a casa ou o apartamento pelo qual se interessou. Então, não dá para tapar o sol com a peneira e só ressaltar os pontos positivos do lugar. O profissional deve indicar os reparos necessários antes de começar a anunciar o imóvel. É frustrante para o consumidor perceber no momento da visita que o corretor “maquiou” o anúncio e só fotografou ambientes que faziam parecer que o local estava em perfeito estado, quando na verdade há problemas triviais no imóvel.

Muitas vezes, convencer o proprietário sobre a importância de reparos é um processo difícil, mas, vale argumentar que o investimento feito irá render melhores ofertas, ou seja, irá valorizar o imóvel sem que seja preciso grandes reformas.

 

Seja exigente com o ambiente

Antes de fotografar um imóvel, o bom corretor precisa se certificar que o ambiente não está sujo e nem desorganizado. O ideal é que a pintura esteja bem feita também, mas isso não quer dizer que uma boa faxina já não faça toda a diferença. Nas casas ou apartamentos vazios, basta manter o piso limpo e o ambiente sem poeira. Já no caso de imóveis ocupados, o ideal é que as camas estejam feitas, os armários com as portas fechadas, a pia limpa e o banheiro organizado. Lembre-se, o bom corretor quer chamar atenção de um próvável comprador pelos diferenciais do imóvel, e ficará difícil conseguir isso se a bagunça e a sujeira causarem uma má impressão.

 

Fotografe com qualidade

O corretor não precisa de um equipamento profissional para produzir as imagens de um imóvel. As máquinas fotográficas mais recentes, ou até mesmo as câmeras dos celulares, conseguem produzir fotos com boa qualidade. O importante neste momento é como essas imagens serão produzidas, por isso, selecionamos algumas dicas de fotógrafos profissionais:

  • Escolha os melhores ângulos fotografar. Se posicione nas extremidades dos cômodos com o foco voltado para os pontos de principal interesse (uma vista da janela, um armário embutido, uma instalação diferenciada).
  • Faça fotos durante o dia e evite o flash. A luz natural tende a deixar os ambientes mais acolhedores. Se necessário, apenas acenda a luz dos cômodos.
  • Fotografe muito, mas selecione aquelas com a melhor qualidade. No caso dos sites especializados ou sites de vendas, tente utilizar a capacidade máxima de imagens por publicação, mas não seja repetitivo. Nos anúncios nas mídias sociais, coloque pelo menos uma foto de cada cômodo.

*Dica extra: aposte em vídeos para apresentar os imóveis. Os clientes adoram o dinamismo dessas imagens e conseguem conhecer o local com mais clareza.

 

Cuidado com as palavras

Ainda que as imagens sejam importantes, o texto do anúncio é determinante para o sucesso da ação. O ponto principal é conter todas as informações do imóvel e destacar os diferenciais. Ele não precisa ser longo, mas pode contar com um pequeno trecho sobre o próprio profissional, ressaltando como está preparado para atender a clientela. Use palavras simples, frases na ordem direta e evite gírias ou abreviações.

Em sites de vendas é importante que o anúncio tenha um título chamativo e que contenha a palavra-chave. Por exemplo: “Casa com suíte no bairro X” ou “Apartamento com dois quartos no bairro Y”. Nesses casos, também é importante colocar o preço do imóvel, isso evita que possíveis compradores entrem em contato apenas para ter essa informação e já qualifica os leads.

 

Conclusão

Talvez uma das principais preocupações dos corretores ao anunciar na internet seja como acertar nas estratégias de comunicação. Entretanto, muitos deixam de lado alguns fatores que também são importantes para o sucesso dos anúncios de imóveis na internet como, por exemplo, o planejamento.

Antes de anunciar é preciso saber quais são os objetivos e metas daquela ação. O corretor deve definir o público que quer atingir (mulheres, casais, jovens, solteiros, etc), quais os canais de comunicação que irá utilizar, quais os recursos financeiros e técnicos ele tem disponíveis, e como irá mensurar os resultados. Portanto, antes de começar qualquer promoção, seja nas mídias sociais ou em sites de vendas, ter um bom plano é primordial. Isso com certeza irá facilitar o trabalho e colaborar para o sucesso dos anúncios de imóveis na internet.

Se você ainda não se sente preparado para vender imóveis pela internet, talvez esse seja um bom momento para você conhecer o Curso de Corretor de Imóveis Online do Ibrep. Além de aprender tudo sobre o ambiente digital para o segmento imobiliário, você ainda conhecerá as melhores técnicas e estratégias para anunciar na internet. Fale conosco!