Como usar as mídias sociais para gerar leads no mercado imobiliário

IBREPTEC 18 de agosto de 2017

A presença dos corretores de imóveis nas mídias sociais é cada vez mais importante para fechar bons negócios. Isso porque, as ferramentas digitais se tornaram poderosas aliadas na hora de prospectar e se relacionar com os clientes.

O mercado imobiliário está em constante mudança e se rendeu ao ambiente digital. O tempo em que os corretores de imóveis conseguiam garantir as vendas longe da internet, com certeza, já acabou. A rede se tornou uma oportunidade para aqueles que buscam se destacar no ramo e as imobiliárias já perceberam a importância de divulgar suas ofertas na internet. Por outro lado, quem deixou de lado essa facilidade já sente os sintomas.

Neste artigo, traremos algumas informações, a fim de esclarecer aos corretores mais tradicionais sobre a importância de usar a mídias sociais para gerar leads no mercado imobiliário. Se você é corretor e ainda não se convenceu que este é um caminho interessante a seguir, talvez seja o momento de conhecer o Curso de Corretor de Imóveis Online do Ibrep. Ele capacita o corretor a atuar no mundo imobiliário online e apresenta passo a passo as melhores estratégias de ação.

Números

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que o número de internautas brasileiros ultrapassou 100 milhões em 2015. Além disso, o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da pesquisa indicou que o uso de aparelhos smartphones para acessar a rede virtual já ultrapassou o do computador no país. De acordo com os dados divulgados, em 80,4% das casas com acesso a internet, os celulares eram as plataformas utilizadas para se conectar.

Você está se perguntando como esses dados influenciam o trabalho dos corretores de imóveis? É simples. Imagine um casal que está de casamento marcado e busca um apartamento para comprar. Basta pensar alguns segundos para concluir que a primeira ação deles será buscar as opções disponíveis na região em que eles pretendem morar. Com a correria do dia a dia, dificilmente, este casal terá tempo para percorrer o bairro em busca de apartamentos, mas com certeza encontrarão alguns minutos, seja na horário do almoço ou enquanto esperam o transporte para se deslocar até trabalho, para realizar essa procura na internet.

Para se ter uma ideia, especialistas acreditam que quase 100% dos processos compra e venda de imóveis no Brasil passam em algum momento pela internet. A questão aqui é como este casal irá encontrar o corretor de imóveis na internet e a resposta é mais simples do que você imagina: mídias sociais.

A eMarketer divulgou no ano passado que os brasileiros são os principais usuários de redes sociais, como Facebook, em toda a América Latina. Essa é, com certeza, uma oportunidade para promover um negócio, inclusive uma imobiliária ou um imóvel à venda.

Se você é corretor e pretende começar a apostar nesta estratégia, uma boa dica é investir em fotos de qualidade dos imóveis. Não esqueça também de definir sua identidade visual para que o usuário reconheça sua marca. Outro ponto importante é a clareza dos seus textos. Evite frases longas e indiretas, o ideal é apostar em um discurso simples e que transmita segurança. Confira mais alguns pontos importantes:

  • Aposte em um linguagem jovem.
  • Esteja disponível e responda rápido os usuários e que entrarem em contato.
  • Invista em anúncios patrocinados nas redes sociais, como Facebook Ads, que permite segmentação da propaganda. Por exemplo: você pode anunciar seus imóveis para mulheres, com 20 a 40 anos, que vivem em um determinado local e se interessaram por casamento.

Outra rede que tem sido aproveitada pelos corretores de imóveis é o WhatsApp. Como já dissemos, o internauta brasileiro usa mais o celular do que o computador para se conectar e, caso você não saiba, o WhatsApp Messenger é o App mais baixado pelos usuários, segundo a loja de aplicativos Google Play. Com ele, o corretor tem o cliente acessível a qualquer hora do dia e pode interagir em tempo real. É possível mandar foto e vídeos dos imóveis, e até enviar mensagens de audio com um explicação mais detalhada ou um documento para conferência.

É importante utilizar um único número para fazer esse tipo de contato para que o cliente sinta confiança nas mensagens e sempre perguntar se pode adicioná-lo a rede. Evite respostas padrão e mantenha uma postura profissional, pois abreviações e gírias podem afastar o cliente. A ideia aqui é que o cliente sinta-se em uma consultoria imobiliária online.

Quer saber mais sobre como gerar leads nas mídias sociais? Conheça o Curso de Corretor de Imóveis Online. Entre em contato com o Ibrep na sua região.