Usuários de aplicativo poderão dar notas ao atendimento de corretores

IBREPTEC 8 de dezembro de 2016

Operando como um serviço para locação de imóveis via web, a startup QuintoAndar agregou à sua interface de trabalho uma funcionalidade já bastante conhecida pelo público, usuário de diversas plataformas digitais. A partir de agora, o próprio contratante poderá classificar, de modo anônimo, o desempenho do profissional que o guiou por uma visitação até a propriedade imobiliária escolhida.

Assim como nos demais formatos categóricos, a avaliação através do aplicativo pode ser mensurada entre uma e cinco estrelas. Além disso, será possível descrever, de forma pontual, itens como a pontualidade no local por parte do corretor, o know-how acerca das condições em que se encontra o imóvel e a disponibilidade do profissional. Outra possível alternativa é contar se a propriedade se mostrou concordante em relação às fotos disponibilizadas pela ferramenta.

Porém, é preciso deixar claro que o conceito deste recurso não é exatamente algo novo. De acordo com o cofundador André Penha, a classificação acerca dos serviços destes profissionais é algo que já estava nos planos da organização desde o início. Hoje, a plataforma conta com cerca de 80 corretores cadastrados em seu sistema. A finalidade é agregar cerca de 100 servidores até o final deste ano, e duplicar este número até dezembro de 2017.

Segundo o empresário, há uma lista de espera contando com quase duas mil pessoas visando prestar seus serviços em parceria com a startup só na região de São Paulo. Será necessário ainda implementar um sistema de filtragem dos candidatos, além da estimativa do próprio usuário; fatores que podem orientar os gestores em meio ao processo de recrutamento dos profissionais.

Para os corretores que estiverem pensando em fazer parte da empresa, é necessário passar por uma sucessão de etapas. A primeira delas é enviar texto e vídeo próprios através da ferramenta YouTube, apresentando seus motivos para entrar na equipe da instituição. Os profissionais aprovados seguem para a segunda etapa, que consiste basicamente em uma entrevista realizada in loco. O único pré-requisito é que o candidato seja credenciado pelo Conselho Regional de Imóveis (Creci) da região na qual atua.

Prospecção

Os serviços da QuintoAndar estão disponíveis atualmente em três cidades: São Paulo, São Caetano do Sul e Campinas. De acordo com Penha, a organização possui projeto de expansão para outras localidades em São Paulo, como Osasco, Guarulhos e toda a região do ABC paulista. Posteriormente, a empresa planeja alcançar também outros estados espalhados pelo território nacional. Devido à rápida evolução, a equipe pretende se estabelecer no maior número de localizações viável.